Como retiro minha passagem?
Para retirar a passagem o passageiro deve chegar com antecedência na rodoviária e apresentar um documento original com foto junto com o voucher da compra para o bilheteiro, no balcão de atendimento da empresa de ônibus.
Também é possível retirar a passagem nos totens de autoatendimento.
Se o Embarque Fácil estiver disponível para a sua viagem, basta apresentar seu bilhete digital com QR Code junto com um documento com foto direto ao motorista na plataforma de embarque.
Preciso imprimir o voucher para retirar minha passagem?
Em alguns casos é preciso apresentar o voucher impresso para retirar a passagem. Mas não se preocupe! Quando houver necessidade, essa informação estará no voucher enviado para seu e-mail.
Caso não tenha nenhuma orientação para impressão, é só apresentar seu documento de identidade com foto junto com o voucher da compra no balcão de atendimento da empresa de ônibus ou trem turístico que realizará sua viagem.
Outra pessoa pode retirar a passagem em meu nome?
Não, apenas o passageiro pode retirar a passagem, apresentando um documento original com foto.
Como sei se minha viagem é com Embarque Fácil?
Quando o trecho tiver o Embarque Fácil disponível, essa informação ficará visível durante a pesquisa no site ou aplicativo e também no voucher comprovante de compra que chegará em seu email, onde você recebe o QR Code para embarque direto com o motorista, na plataforma da rodoviária.
Tenho uma passagem com Embarque Fácil. Preciso retirar a passagem?
Com o Embarque Fácil você não precisa encarar as filas da rodoviária!
Para isso, basta imprimir ou baixar o bilhete digital com QR Code, que é enviado no e-mail após a finalização da compra, e ir direto para a plataforma de embarque. Para o embarque, apresente o QR Code e um documento de identidade com foto ao motorista.
Como encontro o endereço do meu local de embarque?
O ponto de partida das viagens é sempre a rodoviária da cidade que irá partir. As informações sobre o local de embarque e a cidade de destino estarão na página de finalização de compra.
Na grande maioria, o endereço da rodoviária/ponto de embarque irão descritas em seu voucher, algumas viagens podem ter locais específicos para embarque, mas nesses casos a informação também estará descrita no voucher da passagem.
Se precisar embarcar em um local diferente, é necessário entrar em contato com a empresa responsável pela sua viagem para verificar a possibilidade e também para avisar o motorista.
Perdi o horário de embarque. O que fazer?
Na Buson só conseguimos trocar ou cancelar a compra até 3 horas antes do embarque.
Se passar desse prazo, é preciso falar com a empresa de ônibus responsável pela sua viagem.
Eles podem te informar se ainda é possível trocar ou cancelar a compra ou se a passagem pode ser remarcada para outra data.
Atenção: A remarcação pode estar disponível ou não, dependendo do órgão regulador da viagem. Se estiver disponível, o prazo é de até 1 ano para utilizar a passagem, podendo ser cobrada uma taxa de 20% sobre o valor da passagem.
Estou viajando com uma criança menor de idade. O que eu devo fazer?
Crianças com menos de 6 anos completos não pagam passagem e viajam no colo do responsável. Nesse caso, não precisa informar nada na hora da compra. No dia da viagem é preciso passar antes no balcão da viação e apresentar um documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento) para emitirem um bilhete para o passageiro não pagante.
A partir dos 6 anos completos a criança já é obrigada a viajar na poltrona e paga a passagem normalmente.
Para comprar a passagem de um menor pagante, basta inserir o nome completo dos dados do passageiro, caso a criança ainda não tenha RG, insira os 6 últimos dígitos da certidão de nascimento.
Atenção: Com 12 anos completos a Certidão de Nascimento deixa de ser válida como documento, sendo obrigatório a apresentação do RG.
Adolescente pode viajar sozinho? Qual procedimento?
- A partir dos 16 anos completos o adolescente já pode viajar sozinho, é só levar o RG original no dia da viagem.
- Com menos de 16 anos pode viajar acompanhado de um parente direto (pais, avós ou tios) que levem também um documento para comprovar o parentesco.
- Se for desacompanhado, precisa apresentar uma Autorização Judicial feita pelos responsáveis para fazer a viagem. Essa autorização pode ser retirada no Juizado de menores da sua cidade.
Menores de idade podem viajar sozinhos?
Confira as regras para viagens com crianças e adolescentes:
Crianças:
- Com menos de 6 anos completos não pagam passagem e viajam no colo do responsável. Nesse caso, não precisa informar nada na hora da compra. No dia da viagem é preciso passar antes no balcão da viação e apresentar um documento de identidade (RG ou Certidão de Nascimento) para emitirem um bilhete para o passageiro não pagante.
- A partir dos 6 anos completos a criança já é obrigada a viajar na poltrona e paga a passagem normalmente.
- Com 12 anos completos a Certidão de Nascimento deixa de ser válida como documento, sendo obrigatório a apresentação do RG.
Adolescentes:
- A partir dos 16 anos completos já pode viajar sozinho, é só levar o RG original no dia da viagem.
- Com menos de 16 anos pode viajar acompanhado de um parente direto (pais, avós ou tios) que levem também um documento para comprovar o parentesco.
- Se for desacompanhado, precisa apresentar uma Autorização Judicial feita pelos responsáveis para fazer a viagem. Essa autorização pode ser retirada no Juizado de menores da sua cidade.
Qual o limite de bagagens que posso levar na minha viagem?
Cada passageiro pode levar até 30kg de malas no bagageiro externo e 5kg de bagagens de mão, conforme dimensões especificadas pela ANTT e também nos
termos e condições de uso.
Se precisar levar mais que isso, você pode, mas precisa entrar em contato com a empresa responsável pela viagem para saber sobre o valor que será pago.
Não há dimensões específicas para bagagens, entretanto caso queira levar uma bagagem não convencional (Por exemplo: Televisão, Bicicleta) também precisará entrar em contato com a viação responsável para verificar a possibilidade e condições.
Quero despachar uma encomenda, como faço?
Para fretes ou encomendas, é necessário entrar em contato com a empresa de ônibus que faça o trajeto que precisa, só ela pode te informar os valores e condições para esse serviço.
Posso levar animais na viagem?
Antes de tudo, certifique-se que a empresa responsável pela sua viagem permite o transporte de animais.
Se você já tem autorização da empresa, fique atento a essas regras:
- Apenas cães e gatos de pequeno e médio porte, de até 10 quilos, têm autorização para o embarque;
- O passageiro deve apresentar carteira de vacinação atualizada, na qual conste a aplicação das vacinas antirrábica e polivalente;
- O transporte de animais deve ser feito em caixa transportadora, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
Qual é o trajeto da minha viagem?
Não temos acesso ao itinerário da viagem. Para conseguir essa informação, entre em contato direto com a empresa responsável por sua viagem.
Qual a diferença dos tipos de ônibus?
Os principais tipos de ônibus são o convencional, executivo, semi-leito e leito-cama. Abaixo estão as principais características de cada um.
Ônibus convencional: Normalmente, possui cerca de 42 poltronas convencionais acolchoadas, mas pouco reclináveis. Alguns modelos contam também com ar-condicionado e banheiro. É o mais indicado para viagens de curta duração, pois não oferece serviços extras.
Ônibus executivo: Esse tipo de ônibus é mais confortável, pois tem um espaço mais amplo para as poltronas e apoio para pernas. Além do ar-condicionado, algumas viações costumam contar com serviços extras, como água a bordo.
Ônibus semi leito: Nesse tipo de ônibus as poltronas se reclinam mais e, por isso, são mais confortáveis. Além disso, alguns possuem TV, geladeira, apoio para as pernas e serviço de bordo. Por ser mais confortável, é indicado para viagens longas.
Ônibus leito-cama: É a melhor opção para quem procura máximo conforto, possui poltronas duplas e anatômicas, que viram uma verdadeira cama. Também podem oferecer extras que fazem toda a diferença durante uma viagem longa: descanso para as pernas, manta, travesseiro e geladeira.
Quais os documentos necessários para retirar minha passagem e realizar a viagem?
O passageiro precisa apresentar um documento original que tenha foto, como RG, CNH ou até a Carteira de Trabalho. Cópias não são aceitas.
O número do documento utilizado na compra, nos dados do passageiro, deve ser o mesmo documento que será apresentado na viagem.
Para crianças, serve tanto o RG como a Certidão de Nascimento. A partir de 12 anos completos é obrigatória a apresentação do RG para o embarque.